quarta-feira, 17 de março de 2010

Para ELAS também



O costume coloca a gravata como um acessório do vestuário masculino. Sua finalidade é puramente estética e simbólica, homens usam gravata pra transmitir autoridade, respeitabilidade, poder, seriedade, e por assim vai. Mas cada vez mais, peças do vestuário masculino são incorporadas ao armário feminino ficando até difícil definir o que é de quem. No começo a construção desse closet meio andrógino não foi fácil, em 1931 a atriz Marlene Dietrich foi expulsa de Paris por usar uma calça. Hoje na moda tudo é permitido, e as gravatas estão sempre por ai desfilando nos pescoçinhos mais descolados. A coleção da Chanel Haute Couture para o verão 2010 me deixou babando com esse vestido longo e de gravata! Preto e branco, simples e elegante como todo bom Chanel.
Para quem ficou com vontade, A 2nd Floor vende gravatas bem legais para as garotas.

Marlene Dietrich

4 comentários:

  1. Não sei se tenho as caras de usar nao !!!!!!!!!! não curto o estilo boyish.....
    bjoss to amaaaaaaaando o blog
    Verônica

    ResponderExcluir
  2. Gravata vem de Cravat, que significa Croata em francês. Foi introduzida em Paris após contato de Luís XIV com soldados croatas que lutaram pela França e usavam tiras de pano em volta do pescoço e com condecorações militares durante a Guerra dos 30 anos. Por suas origens estritamente masculinas e militaristas, talvez seja o ícone mais difícil de ser incorporado ao guarda-roupa feminino.

    ResponderExcluir
  3. Aaah tenho que discordar... Acho que foi fácil pra Chanel e pra Carrie Bradshaw!! rs!!!

    ResponderExcluir
  4. Fui lá na Wikipedia como vc falou; eles dão origens mais antigas para a gravata (até no Egito antigo e no Império Romano) mas copiaram o que eu disse aqui sobre a origem francesa (rsrsrsrs)

    ResponderExcluir